Tabela Periódica gigante em croché feita por pessoas dos 5 continentes

A ideia nasceu na Universidade do Minho e para comemorar o Ano Internacional da Tabela Periódica (2019-AITP) cem pessoas, de 14 nacionalidades, com idades entre os 6 e os 93 anos, agarraram nas agulhas e nas linhas e construíram uma peça com mais de 17 metros quadrados em croché. Foi apresentada no dia 1 de Março, em Braga.

Tudo começou numa reunião de docentes da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) e de professores de escolas secundárias da região que se encontraram para pensar num programa comemorativo dos 150 anos da Tabela Periódica dos Elementos (AITP2019).  

O desafio do croché, coordenado pela bióloga Alexandra Nobre (STOL – Science Throught Our Lives/ Dep de Biologia-ECUM), habituada a divulgar ciência com recurso à arte e às manualidades, rapidamente se tornou num projecto colaborativo WIP (work in progress) e sem fronteiras. O objectivo foi fazer algo diferente, que tivesse impacto e que ganhasse a atenção das pessoas para o assunto da Tabela Periódica que se comemora.

A chamada foi feita em Junho de 2018 junto de amigos, contactos nas universidades, cientistas e escolas ,com recurso às redes sociais que foram determinantes na disseminação do projecto pelo mundo.

Para participar bastava seguir orientações simples: escolher um elemento químico, obedecer à cor correspondente, crochetar um rectângulo em formato A4 e em ponto à escolha, fazer um rebordo a branco, aplicar as letras e algarismos correspondentes ao símbolo químico e ao número atómico (a preto), usar técnica livre.

Os rectângulos de croché chegaram pelo correio, um pouco de toda a parte – Austrália, Bélgica, Brasil, Espanha, Ilhas Guersey, França, Estados Unidos da América, México, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Suécia, Tunísia e Turquia – e em Janeiro foi tempo de começar a unir as peças e a transformar o puzzle na obra final.

Graças ao apoio do Colégio D. Pedro V (Braga) que cedeu uma sala ampla para a montagem da tabela de croché, cerca de 5 voluntárias por sessão conseguiram completar a árdua tarefa em três dias, à média de 20 horas de trabalho por pessoa. A motivação chegou ao grupo através dos comentários dos inúmeros seguidores que acompanharam o progresso da peça pelo Facebook, Twitter e Instagram.

A Tabela Periódica em croché (TPc) foi feita manualmente por cerca de uma centena de pessoas com idades compreendidas entre os 6 e os 93 anos, de 14 nacionalidades dos cinco continentes, e envolveu um total de mil horas de trabalho. A peça final tem 17,3 metros quadrados (inicialmente 16,6 m^2 mas ao estar pendurada esticou no sentido da altura), pesa 13 quilos e é composta por 250 rectângulos em croché no formato A4 (118 correspondem a elementos químicos, dois a elementos de inserção de lantanídeos e actinídeos e 130 retângulos brancos de preenchimento).

A Tabela esteve exposta no Braga Parque (Braga) desde dia 1 de Março até dia 21 acompanhada do nome de todos(as) os(as) envolvidos(as) na sua execução, mas a ideia é que, depois, circule por museus, centros de ciência vivam, centros de investigação ou instituições de ensino do país.

Uma tabela inspiradora

A escolha do Califórnio, um metal do grupo dos actinídeos, foi natural para uma família norte americana residente na Califórnia que resolveu colaborar no projeto. Não foram os únicos a entusiasmarem-se com o desafio. Everett Elkins, um menino americano de 8 anos, escolheu o Tório (TH 90) porque lhe faz lembrar o super-herói preferido da avó (Thor). Fez sozinho o seu retângulo em croché e está empolgado com a ideia de um dia visitar Portugal. A mãe, Virgínia, explica que ter participado neste projeto foi uma oportunidade única para “mostrar a um futuro jovem cientista como é trabalhar em colaboração num projeto internacional”.  

Rowan Bendall, do Reino Unido diz que tem uma família muito “sciency”, escolheu o Lantanídeo porque o pai foi metalúrgico e foi com ele que aprendeu a memorizar os 15 metais de terras raras. Convenceu familiares e amigos a juntarem-se ao projeto, incluindo a mãe, Jennifer Hammond, que vive na Austrália.

Helen Harle, uma senhora inglesa e mãe de um professor de ciências, sentiu-se tão comprometida com o desafio que só ela colaborou com 15 retângulos da TPc, entre elementos químicos e brancos. Aliás, para assegurar que os retângulos brancos seriam mesmo imaculados houve quem lavasse as peças e as colocasse a corar no chão, ao Sol, como se fazia no tempo da avó.

Embora condicionados pelas normas gerais, os participantes da Tabela Periódica em croché tiveram liberdade total para dar asas à criatividade. A multiplicidade de pontos utilizados é demonstração disso mesmo e contribuiu para conceder à tabela um aspeto naive e vintage.

A maioria das escolhas recaiu nos elementos correspondentes às iniciais dos nomes, para aproveitar lãs ou, simplesmente, por serem mais fáceis de elaborar. Datas de nascimento, efemérides e a afinidade, de letras e histórias associadas aos elementos, também jogou forte, como no caso da avó de duas crianças que frequentam o Colégio D Pedro V que escolheu Vanádio (V) pelos motivos óbvios.

A experiência foi única para todos, mas para Bruno Freitas (12 anos), Hafsa Vorajee (6), Adam (9), Nelson (7) e Everett (8), as cinco crianças que participaram no projeto, a Tabela Periódica e o posicionamento dos elementos que escolheram (Fósforo, Cloro, Selénio, Ouro e Tório) ficarão na memória.

A história da ideia

Inauguração:
Braga – Shopping Braga Parque / 1 – 21 Março

Digressão:
Coimbra – Museu de Ciência da Universidade de Coimbra / 5 Abril a 2 Maio
Aveiro – Fábrica-Centro Ciência Viva de Aveiro / 14 a 31 Maio
Lagos – Centro Ciência Viva de Lagos / 12 de Junho a 6 de Julho
Lisboa – Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva / 23 de Julho a 24 de Agosto
Vila Real – Nosso Shopping / 3 a 25 de Setembro
Braga – Altice Fórum Braga / 27 de Setembro
Lisboa – Fundação Champalimaud / 8 a 31 de Outubro
Bragança – Centro Ciência Viva de Bragança / 10 a 30 de Novembro
Braga – Museu da Escola Secundária Sá de Miranda / 4 a 20 de Dezembro
VN Famalicão – Escola Sec Camilo Castelo Branco / 28 Fev a 6 Março 2020

Álbuns de Fotos:
Tabela Periódica em croché – O desenrolar da ideia
Tabela Periódica em croché – Inauguração – Shopping Braga Parque
Tabela Periódica em croché – Digressão

3 pensamentos sobre “Tabela Periódica gigante em croché feita por pessoas dos 5 continentes

  1. Pingback: A Tabela Periódica gigante em croché está no Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva – Lisboa até ao fim de Agosto – STOL

  2. Pingback: ECAV assinalou a entrada de novos estudantes com iniciativas associadas à Tabela Periódica – Notícias

  3. Pingback: ECVA assinalou a entrada de novos estudantes com iniciativas associadas à Tabela Periódica – Notícias

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.