Contextualização
Acreditamos que a Educação em Ciência não deve ser exclusiva das instituições de educação formal. Uma das nossas metas é possibilitar o acesso ao conhecimento em Ciência a todos os interessados, independentemente da idade, do género, do nível de escolaridade, do contexto sócio-económico e do local onde habitam, entre outros aspectos. Nesse sentido o STOL tem actuado em colaboração com o mestrado em Educação, especialidade em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (MEAIC – Universidade do Minho) desenhando actividades e delineando procedimentos que vão ao encontro das expectativas e necessidades dos diversos públicos-alvo. O STOL dá ainda formação aos alunos MEAIC (futuros técnicos superiores de Educação não formal) que dinamizam as actividades e aplicam as estratégias nas diferentes instituições onde desenvolvem os seus estágios profissionalizantes.
Tópicos de Ciência abordados
As actividades de Ciência são desenhadas caso a caso, após diagnóstico de necessidades e levantamento de interesses dos públicos-alvo específicos.
Posteriormente são dinamizadas pelos alunos MEAIC em processo de estágio profissionalizante nas diversas instituições, podendo estas actividades ser de cariz mais teórico e expositivo, ou mais prático e interactivo, dependendo da situação. Alguns tópicos abordados são:
O céu nocturno e algumas constelações
- Educação alimentar (o sal e o açúcar, a roda dos alimentos, composição nutricional e energética, construção de um forno solar, odores e paladares, conservação alimentar …)
- Criação de uma mini-horta urbana para uso da instituição
- Funcionamento do GPS e analogia com a orientação de alguns animais
- O Sol (construção de um relógio de Sol, a energia solar, exposição ao Sol e alguns cuidados, …)
O micro-ondas (como funciona, que materiais e alimentos se podem aquecer, aquecimento e outras potencialidades, …)
- O que é o som? (visualização de ondas sonoras e criação de instrumentos musicais)
- O colesterol e doenças associadas (o que é, como se forma, o “bom” e o “mau” colesterol, cuidados a ter, …)
- Bebidas alcoólicas (alcoolémia, “volume” de álcool nas bebidas, fermentação alcoólica, o que é o etanol)
A luz nas suas mais diversas vertentes (fogo de artifício, sol/sombra, o arco íris, refracção da luz, eficiência energética, tipos de lâmpadas, …)
- O cérebro (funcionamento, algumas patologias, ilusões de óptica, números curiosos associados ao cérebro e ao corpo humano)
- Animais e plantas (observação de estruturas muito ampliadas e ligação forma – função, o que acontece às folhas no Outono, …)
Outras iniciativas
Para além da dinâmica e tópicos referidos anteriormente temos outras experiências também a relatar.
✓ A criação e dinamização de um curso teórico /prático de curta duração denominado Hidroponia na Universidade Sénior e levado a cabo na Universidade Sénior da Póvoa de Varzim. Este curso foi desenvolvido em contexto de estágio de fim de licenciatura em Biologia Aplicada de Ivo Lima e Hélder Carvalho.
✓ A dinamização de actividades de identificação de fauna a flora locais, numa instituição para seniores em Guimarães, desenvolvida no âmbito do projecto internacional de Ciência Cidadã “City Nature Challenge 2018“.
✓ A divulgação de trabalhos de investigação (mestrado e doutoramento) nos bares de Braga e de Guimarães numa iniciativa conhecida por PubhD UMinho. Sobre este projecto em particular consultar toda a informação aqui.
Públicos incomuns
Por razões de privacidade não nos é permitido divulgar o nome de algumas instituições.
Ciência para seniores – Idosos em centro de dia de uma instituição implantada em contexto rural – Póvoa de Lanhoso (2014-2015)
. Ciência do dia-a-dia – Toxicodependentes institucionalizados e em processo de recuperação terapêutica – Braga (2015-2016)
Navegar pela Ciência – Veteranos de guerra em associação de apoio – Braga (2015-2016)
. Ciência do dia-a-dia – Idosos utentes do Centro Sénior da Santa Casa da
Misericórdia de Vizela – Vizela (2016-2017)
. Ciência do dia-a-dia – Idosos utentes da Venerável Ordem Terceira de São Domingos – Guimarães (2016-2017)
A Ciência da nossa vida – Pessoas dependentes de drogas lícitas e de vícios comportamentais, institucionalizados na Comunidade Terapêutica Viver Mais – Braga (2016-2017)
. Brincar com a Ciência – Crianças e jovens em contexto de bairro social,
“Projeto Sinergias E6G” do Programa Escolhas (Arrimo Cooperativa de Solidariedade) – Porto (2017-2018)
. Ciência do dia-a-dia – Idosos utentes da Universidade Sénior de Vieira do Minho – Vieira do Minho (2017-2018)
. Ciência – Pessoas com patologias do foro psiquiátrico em acompanhamento na Associação para o Desenvolvimento das Comunidades
Locais de São Torcato, Guimarães (2018-2019)
. a denominar – Adultos em processo de apoio pela Cruz Vermelha Portuguesa, Fafe (2019-2020 em processo de início)
Divulgação deste Projecto (clicar nos links para saber mais)
. SciCom PT 2015 (Congresso de Comunicação de Ciência) – Lagos 2015 – “Ciência na Terceira Idade – Finalmente sei porquê…” (Póster)
. Encontro Nacional APCEP (Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente) – Lisboa 2016 – “A Ciência na educação não formal de adultos” (Póster)
. SciCom PT 2016 (Congresso de Comunicação de Ciência) – Lisboa 2016 – “Ciência experimental em públicos incomuns” (Comunicação Oral)
. International Conference on Learning in Later Life – UK 2016 -“Non-formal adult education using experimental science activities” (Comunicação oral e Artigo)
. Seminário Educação de Adultos e Intervenção Comunitária – Braga 2016 – “A educação não-formal de adultos com actividades de ciência experimental com diferentes públicos” (Painel de discussão)
. Conferência Científica Internacional de Projetos Educativos para
Seniores – Porto 2017
✓ “Hidroponics in a Senior University: fundamentals of a different method for plant growth” (Póster e Artigo)
✓ “The success of science among the elderly through inclusion and participation” (Comunicação oral e Artigo) Encontro Regional de Cultura e Educação Permanente (APCEP) – Lagoa 2017
✓ “Ciência do dia-a-dia e a população idosa: Percorrendo os caminhos da inclusão e da participação” (Póster)✓ “(Vi)Ver Mais – A realidade silenciada pela dependência” (Póster)
. Seminário Educação de Adultos e Intervenção Comunitária – Braga 2017 – “Educação de Adultos e Intervenção Comunitária e Ciência” (Painel de discussão)
. XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia – Braga 2017 – “Viver mais: a realidade silenciada pela dependência – projeto de intervenção comunitária” (Comunicação oral e Artigo)XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII ENEC) | I Seminário Internacional de Educação em Ciências – Viana do Castelo 2017
✓ “Ciência do dia-adia numa comunidade terapêutica” (Comunicação oral)
✓ “Levar a Ciência a Públicos Incomuns” (mesa redonda)
. Seminário Educação de Adultos e Intervenção Comunitária – Braga 2018 – “Educação de Adultos e Intervenção Comunitária e Ciência” (Painel de discussão)
. AGEING CONGRESS 2018 – Coimbra 2018 – “Universidade Sénior: Ciência em Educação não-formal” (Comunicação oral e Artigo)
. SciCom PT 2018 (Congresso de Comunicação de Ciência) – Fig de Castelo Rodrigo 2018 – “Brincar com a Ciência em contextos sociais desfavorecidos” (Póster)
. Encontro Regional de Cultura e Educação Permanente (APCEP)- Lagoa 2018
✓ “Brincar com Ciência” (Vídeo)
✓ “Descobrir (com a ) Ciência” (Vídeo)
. SciCom PT 2019 (Congresso de Comunicação de Ciência) – Aveiro 2019 – “A Ciência é para todos, os públicos menos evidentes incluídos” (Póster)
. 90 Segundos de Ciência episódio 738 do programa da Rádio Antena 1






































