E fez-se luz…

âmbito e objectivos

“E fez-se Luz …” foi um projecto STOL inserido nas comemorações de 2015 – Ano Internacional da Luz (AIL 2015) e desenhado para crianças do primeiro ciclo do ensino básico. Essencialmente, o projecto consistiu num conjunto de 9 oficinas lúdico-científicas (compostas por uma história, um tema de ciência e uma actividade plástica) com a duração de 90 minutos e periodicidade mensal, que ocorreram de Fevereiro a Dezembro de 2015, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS). Cada oficina versou sobre um tema de Ciência relacionado com a Luz (a bioluminiscência, os cristais, o arco-íris, as estrelas, luz-sombra, entre outros…) e foi da responsabilidade de docentes da Escola de Ciências, havendo o envolvimento de todos os departamentos ECUM. A equipa do projecto conta ainda com elementos da BLCS ( Aida Alves, Celeste Magro e Conceição Marques). Posteriormente a 2015, as oficinas podem ser dinamizadas em conjunto ou com carácter avulso, dependendo do interesse e/ou pertinência encontrados. Consulte aqui as fotografias de todas as oficinas.

oficina 1 – e fez-se luz…na biologia (20 FEV 15)

Screen Shot 2016-02-14 at 12.11.41Os pirilampos são mágicos? – dinamizada por Alexandra Nobre e Isabel A-P. Mina do Departamento de Biologia. Nesta oficina, após a história “O carocho-pirilampo que tinha medo de voar” de Mafalda Veiga procuraremos respostas para as seguintes perguntas: Os pirilampos existem? O que são pirilampos? Será que eles têm “lâmpadas ou estrelas na barriga”? Estarão os pirilampos em perigo de extinção? Clique aqui para saber mais.

OFICINA 2 – E fez-se Luz… Na Geologia (20 MAR 15)

2Como passeia a luz nos minerais?- dinamizada por Jorge Pamplona e Luís Gonçalves do Departamento de Ciências da Terra. Nesta oficina, após um excerpto da história “Dois grãos de areia” de António Torrado, serão exploradas algumas propriedades dos minerais resultantes do “caminho” que a luz faz através deles. Algumas destas propriedades vemos a “olho nu”… Outras revelam-se com a ajuda dos “olhos mágicos”, que do pequeno fazem grande. Clique aqui para saber mais.


OFICINA 3 – E fez-se Luz… Na Física (17 ABR 15)

3Quando a luz é cor – dinamizada por Teresa Viseu e Luís Cunha do Departamento de Física. Nesta oficina, após a história “O Sr Sol e a D. Chuva” de Teresa Teixeira vamos ver que quando a luz é cor, tudo é mais bonito! Há cores no céu! Há cores nas bolinhas de sabão! Há cores nos CDs! E até há cores nas sombras! A luz é fantástica! Clique aqui para saber mais.

OFICINA 4 – E fez-se Luz… na Matemática (15 MAI 15)

4A Sombra – dinamizada por Ana Pereira do Vale e Paula Mendes Martins do Departamento de Matemática e Aplicações. Nesta oficina, após a leitura de um extracto da história “Mãe não pises a minha sombra” de Ana Esteves, vamos utilizar a sombra criada pela luz para fazer relógios e medir a altura de objectos. Clique aqui para saber mais.


OFICINA 5 – E fez-se Luz…. na Química (29 JUN 15)

5Dá energia à Luz! – dinamizada por Dulce Geraldo e Fátima Bento do Departamento de Química. Nesta oficina, após a leitura da história “O menino que tinha medo do escuro” de Susana Campos, vamos ver que existem muitas formas de gerar luz! A energia transforma-se, e pode ser usada para criar luz. Vamos criar luz a partir de reacções químicas! Clique aqui para saber mais.


OFICINA 6 – E Fez-se Luz…. Na Biologia (25 SET 15)

11951977_823315717781558_4422510424384434554_nSol em flor – dinamizada por Alexandra Nobre e Isabel A-P. Mina do Departamento de Biologia. Após a visualização do filme de animação “A maior Flor do Mundo” (2001) que ilustra o conto de José Saramago com o mesmo nome, iremos perceber como certas flores reagem à luz do Sol e interagem com o Homem. E firmando o pedido de José Saramago, as crianças serão convidadas a inventar a sua história “com palavras muito simples” ou com ilustrações/construções inimagináveis! Clique aqui para saber mais.

OFICINA 7 – E fez-se Luz… Na Geologia (23 OUT 15)

7As cores à volta do vulcão –  dinamizada por Jorge Pamplona e Luís Gonçalves do Departamento de Ciências da Terra. Amarelo, cor-de-laranja, vermelho, azul, entre outras, são as cores do magma e dos relâmpagos, que às vezes também os há, que fazem dos vulcões fenómenos naturais… cheios de luz. Após a leitura do conto “Fogo que arde e não se vê” de Maria Helena Henriques extraído do livro “Contos da Dona Terra”, as crianças vão abrir os olhos de espanto com as surpresas que as esperam. Clique aqui para saber mais.

OFICINA 8 – E fez-se Luz… Na Química (20 NOV 15)

8Dar cor ao fogo – dinamizada por Dulce Geraldo e Fátima Bento do departamento de Química. Nesta oficina, após a leitura da história “A Pequena Vendedora de Fósforos” de Hans Christian Andersen, vamos ver que é possível formar chamas de diversas cores usando compostos diferentes, da mesma forma como se fazem as cores no fogo-de-artifício. Clique aqui para saber mais.

OFICINA 9 – E fez-se Luz… Na Física (11 DEZ 15)

9Somos todos feitos de estrelas – dinamizada por Teresa Viseu e Luís Cunha do departamento de Física. Nesta oficina, após a leitura dos poemas “Pó de Estrelas” e “O Astrónomo” de Jorge Sousa Braga vamos ver como a luz é fantástica e responder a muitas perguntas. Parece magia mas até conseguimos ver de que são feitas as estrelas! As estrelas estão por todo o Universo e emitem luz. Essa luz chega à Terra e pode-se analisar.Tanta informação! De onde vem? Como viaja? De que é formada? Acreditam que somos todos feitos de estrelas? Clique aqui para saber mais.

Oficinas “E fez-se luz…” – Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
ComLight 2015 – Int Symposium on Communication and Light – 2a 4 Nov
“Let there be light…” – publicação

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s