Âmbito e Objectivo

Microrganismos aos Quadradinhos surgiu no âmbito do projecto final de licenciatura em Biologia Aplicada de Daniel Ribeiro, sob orientação de Alexandra Nobre. Consta de uma galeria composta por seis cartoons (tira com 3 ou 4 vinhetas) cujo principal objectivo é transmitir conceitos de ciência, particularmente na área da Microbiologia Aplicada à saúde, à alimentação e ao ambiente. Fazem também parte da colecção outros seis cartoons produzidos no âmbito de várias unidades curriculares leccionadas por Alexandra Nobre, Universidade do Minho, completando assim o projecto Ciência aos Quadradinhos. Efectivamente a Microbiologia está sujeita a muitos pré-conceitos e ideias deturpadas e, deste modo, de uma forma humorística, apelativa, visual mas simultaneamente rigorosa, a mensagem é passada mais facilmente. Esta coleção encontra-se depositada no Banco de imagens da Casa das Ciências na categoria ilustração – Biologia.
ORGANIZAÇÂO E ESTRATÉGIA
A colecção contempla três áreas da Microbiologia Aplicada: ambiente, alimentação e saúde. Cada cartoon aborda um determinado assunto dentro de uma dessas temáticas, referindo o papel dos microrganismos em processos e/ou produtos muito importantes para a sociedade. Pretende-se contrariar o ideia que associa microrganismo (ou micróbio) a “bicho” ligado a doenças, ao sujo e à deterioração, entre outros.
Os desenhos simples do cartoon e o uso de cores vivas captam a atenção do público mais jovem ajudando a assimilar conhecimentos devido ao carácter lúdico e à linguagem da galeria. As tiras de cartoon contam uma pequena história que cativa o público e o leva a querer saber como “acaba a história”. Toda esta dinâmica facilita a aprendizagem complementando as metodologias actualmente utilizadas nas escolas.
TEMÁTICAS
Saccharomyces cerevisiae e a produção de croissants
- O papel das leveduras na produção de vinho
- As toxinas e a vacina do tétano/difteria
- Os microrganismos probióticos e os seus benefícios para a saúde
- As bactérias Rhizhobium por detrás do conto João e o pé-de-feijão
- Os fantásticos microrganismos que limpam o petróleo dos oceanos
- Record do Guinness: bactéria mais resistente do mundo
- A corrida de bactérias na presença e na ausência de oxigénio
- Vibrio fischeri: as bactérias que brilham quando estão juntas
- Os esporos de actinomicetas e o cheirinho a terra molhada
- Planococcus halocryophilus: a bactéria que pode crescer em Marte
-
O primeiro antobiótico a ser descoberto: a penicilina
ONDE ESTEVE?
A colecção já marcou presença em diversos locais.
- Noite Europeia do Investigadores (NEI13) a 27 de Setembro, no Museu Dom Diogo de Sousa, em Braga (veja o recorte da notícia no Diário do Minho aqui)
- Concurso ao prémio Casa das Ciências 2014 na categoria de ilustração
- Congresso Internacional INNODOCT 2014, Valência – comunicação
- Festa da Ciência ECUM 2014
- Semana Cultural 2015 no Agrupamento de Escolas de Maximinos (Braga)
- Escola EB 2/3 de Tadim (Braga)
- SciCom Pt 2015 (Lagos)