De que é feita a Ciência


Âmbito e Objectivo

Screen Shot 2016-02-14 at 17.58.40De que é feita a Ciência é uma exposição composta por um conjunto de doze fotografias da autoria de Inês Almeida e Hugo Carvalho Araújo, construídas a partir de um objecto usado em laboratório. As imagens representam palavras que expressam conceitos e valores, idealmente associados à relação entre Ciência e cientista. O projecto pretende criar as condições para a discussão em torno deste assunto com fortes implicações éticas, numa envolvente que alia a Ciência  e a Arte.

Materiais

12Desafio, Método, Curiosidade, Poder, Sagacidade, Persistência, Saber, Escolha, Rigor, Criatividade, Validação e Comunicação são as palavras contempladas e construídas com recurso a material de laboratório utilizado no quotidiano de alguns cientistas.
Podemos encontrar tubos de ensaio e as suas tampas metálicas coloridas, lâminas usadas em microscopia, lamparinas de álcool, caixas de Petri, tubos eppendorf, pompetes, microplacas e balões Erlenmeyer, entre diversos outros.

Consegue perceber que material foi usado em cada imagem? Cada fotografia é acompanhada por uma legenda que identifica o objecto de laboratório utilizado na construção da palavra e fornece informação complementar. Por exemplo, 995094_426448037468330_80610046_nem relação a tubo eppenforf ou microtubo a legenda refere “Função/ características – Semelhante a um pequeno tubo de ensaio de fundo cónico e com tampa, feito exclusivamente de plástico, tem uma capacidade que varia entre 0,25 ml e 2,0 ml. O fundo afunilado é útil para colocar quantidades mínimas de líquidos; o facto de possuir tampa anexada facilita o seu armazenamento. Por ser feito de plásticos aguenta muitos solventes orgânicos e pressões elevadas quando é utilizado em centrífugas.”

TERTÚLIAS

Screen Shot 2016-02-14 at 18.31.20O que é a Ciência? De que é feita? Será possível obter uma resposta clara e imediata? Provavelmente não! Pode mesmo haver quem pense, que muito do que se acontece é pura magia. Estes “segredos” da ciência, ubíqua e de presença constante em tudo o que nos rodeia, desde o lançamento impressionante de mais um foguetão  até à simples colher de iogurte são mistérios para grande parte da população. A dinamização de tertúlias pretende trazer alguma luz a este assunto.

outras informações

7-999003_416171361829331_1496225213_n (1)“De que é feita a Ciência” já esteve exposta ou foi apresentada nos seguintes locais e eventos:

Poderá consultar as condições de requisição clicando aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s