Era uma vez… Eureka!

Âmbito e Objectivo

Cada vez mais os professores e educadores procuram novas formas de ensinar e de motivar as crianças numa escola do séc. XXI em mudança. Adicionalmente, a medida governamental da flexibilização curricular abre espaço a outros conteúdos e formas de agir em contexto de sala de aula (mas não só). É também crescente a preocupação com a literacia científica e com o aproximar a ciência e os cientistas da sociedade, nomeadamente das escolas (evidente por exemplo em projetos do governo como o Cientificamente Provável que juntará como actores as bibliotecas escolares e os centros de investigação).
Por outro lado, a arte de contar histórias é uma das mais antigas tradições da humanidade e, como todos sabemos, a expressão Era uma vez… faz magia. E isto acontece porque, se as histórias forem boas (e bem contadas), demoram tempo a desenrolar, prendem a atenção e contemplam pormenores inesperados que nos transportam para dentro delas. Conscientes das potencialidades da ferramenta storytelling em comunicação de Ciência (e das histórias como fonte de conteúdos científicos – sobre isto ver Era uma vez Ciência para quem gosta de Histórias e E fez-se luz…) criámos este projecto denominado Era uma vez… Eureka! Basicamente é constituído por oficinas transdisciplinares de Humanidades + Ciências + Artes para crianças do primeiro ciclo do ensino básico. Em cada oficina, e à boleia da história central, desenrolam-se actividades hands-on de ciência e artes.

Os Ovos Misteriosos e o Mistério Resolvido


000054_oomOs Ovos Misteriosos e o Mistério Resolvido
 é uma oficina de 2 horas, dirigida a crianças  entre os 6 e os 10 anos (uma turma inteira ou grupos mais pequenos). Inicia-se com conto da história “Os Ovos Misteriosos” de Manuela Bacelar e Luísa Ducla Soares inserido no plano nacional de leitura e prossegue com actividades hands-on de Ciência que proporcionam uma reflexão exploratória em torno da temática do livro.

Screenshot 2018-11-06 16.19.00

Fazem ainda parte da oficina, a dinamização de jogos de associação criados de propósito para o feito, bem como actividades lúdicas de origami que desenvolvem a motricidade fina. Algumas questões abordadas nesta oficina são:

  • Os ovos são todos iguais?
  • O que são aqueles números carimbados nos ovos que compramos?
  • Como podemos distinguir um ovo novo de um velho?
  • Um ovo é constituído só por casca, gema e clara?
A Menina Gotinha de Água e o conta-gotas 

bg1

Oficina que tem como ponto de partida a história A Menina Gotinha de Água de Papiano Carlos. Este livro foi escolhido dada a enorme a importância de alertar as consciências para o tema água, um recurso finito sem o qual não podemos viver e que urge utilizar de modo sustentável.

A oficina prossegue depois com diversas actividades experimentais que pretendem responder a diversas  questões em que o assunto central é  a água.

  • Flutua ou afunda?
  • Como se forma o arco-íris?
  • O que é o ciclo da água?
  • Por que andam alguns insectos em cima de água?
  • Podemos fazer chuva?
 

A Menina do Mar e o Menino da Terra 
(em preparação)

502x

Oficina dinamizada à volta do livro A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner. O mar  é fonte de biodiversidade que está em perigo pela acção do homem. Portugal é basicamente mar.  Esta é uma oficina com pano para mangas

 
 
 
 
OUTRAS INFORMAÇÕES

O projecto Era uma vez… Eureka, embora numa fase inicial de desenvolvimento, já teve lugar em algumas ocasiões e as oficinas Os Ovos Misteriosos e o Mistério Resolvido e A Menina Gotinha de água e o conta-gotas podem ser Screenshot 2018-11-06 16.13.56requisitadas. Saber mais aqui.

2 pensamentos sobre “Era uma vez… Eureka!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.