Âmbito e Objectivo
Cada vez mais os professores e educadores procuram novas formas de ensinar e de motivar as crianças numa escola do séc. XXI em mudança. Adicionalmente, a medida governamental da flexibilização curricular abre espaço a outros conteúdos e formas de agir em contexto de sala de aula (mas não só). É também crescente a preocupação com a literacia científica e com o aproximar a ciência e os cientistas da sociedade, nomeadamente das escolas (evidente por exemplo em projetos do governo como o Cientificamente Provável que junta como actores as bibliotecas escolares e os centros de investigação).
Por outro lado, a arte de contar histórias é uma das mais antigas tradições da humanidade e, como todos sabemos, a expressão Era uma vez… faz magia. E isto acontece porque, se as histórias forem boas (e bem contadas), demoram tempo a desenrolar, prendem a atenção e contemplam pormenores inesperados que nos transportam para dentro delas. Conscientes das potencialidades da ferramenta storytelling em comunicação de Ciência (e das histórias como fonte de conteúdos científicos – sobre isto ver Era uma vez Ciência para quem gosta de Histórias e E fez-se luz…) criámos este projecto denominado Era uma vez… Eureka! Basicamente é constituído por oficinas transdisciplinares de Humanidades + Ciências + Artes para crianças do primeiro e segundo ciclos do ensino básico. Em cada oficina, e à boleia da história central, desenrolam-se actividades hands-on maioritariamente de Ciências, mas também de Artes.
Os Ovos Misteriosos e o Mistério Resolvido
Os Ovos Misteriosos e o Mistério Resolvido é uma oficina de 2 horas, dirigida a crianças entre os 6 e os 10 anos (uma turma inteira ou grupos mais pequenos). Inicia-se com conto da história “Os Ovos Misteriosos” de Manuela Bacelar e Luísa Ducla Soares inserido no plano nacional de leitura e prossegue com actividades hands-on de Ciência que proporcionam uma reflexão exploratória em torno da temática do livro.
Fazem ainda parte da oficina, a dinamização de jogos de associação criados de propósito para o feito, bem como actividades lúdicas de origami que desenvolvem a motricidade fina. Algumas questões abordadas nesta oficina são:
- Os ovos são todos iguais?
- O que são aqueles números carimbados nos ovos que compramos?
- Como podemos distinguir um ovo novo de um velho?
- Um ovo é constituído só por casca, gema e clara?
A Menina Gotinha de Água e o conta-gotas
Oficina que tem como ponto de partida a história A Menina Gotinha de Água de Papiano Carlos. Este livro foi escolhido dada a enorme a importância de alertar as consciências para o tema água, um recurso finito sem o qual não podemos viver e que urge utilizar de modo sustentável.
A oficina prossegue depois com diversas actividades experimentais que pretendem responder a diversas questões em que o assunto central é a água.
- Flutua ou afunda?
- Como se forma o arco-íris?
- O que é o ciclo da água?
- Por que andam alguns insectos em cima de água?
- Podemos fazer chuva?
A Menina do Mar e o Menino da Terra
Oficina dinamizada à volta do livro A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner. O mar é fonte de biodiversidade que está em perigo pela acção do homem. Portugal é basicamente mar. Esta é uma oficina com pano para mangas… Começamos com a história, passamos por actividades experimentais e dinâmicas várias, continuamos com um jogo de tabuleiro inédito e por fim, acabamos em beleza a construir animais apenas com dobras em folhas de papel (origami).
Algumas questões abordadas nesta oficina são:
- O que é a acidificação dos oceanos?
- Aquecimento global, o que pode acontecer?
- Os microplásticos já chegaram ao nosso estômago?
- A biodiversidade marinha são só os peixinhos do mar?
- A esponja do meu banho já foi um animal?
Abelhas sem comida, Vida perdida
Abelhas sem comida, Vida perdida é uma oficina de educação ambiental com a duração de uma hora e meia, dirigida a crianças entre os 6 e os 10 anos. Inicia-se com conto da história original Cheiro a Primavera de Inês Rites e prossegue com actividades hands-on de Ciência (e outras de cariz mais plástico) que proporcionam uma reflexão exploratória em torno da importância das abelhas. Faz ainda parte da oficina a actividade “Boa cama, Boa mesa” em que as crianças criam hotéis de abelhas e bombas de sementes para ajudar as abelhas que, como
sabemos, estão a desaparecer.
Algumas questões abordadas nesta oficina são:
- As abelhas são todas iguais, amarelas às riscas pretas
- As abelha polinizam as flores de propósito?
- As abelhas estão em perigo. Podemos ajudá-las?
- O que é o néctar e o pólen?
- Se as abelhas desaparecerem o que acontece aos alimentos?
Líquenes – História de uma bela amizade
Esta oficina de educação ambiental começa com a narrativa da história inédita Líquenes – Como tudo começou… de Diogo Gomes e prossegue com diversas actividades experimentais, demonstrativas e plásticas que têm como assunto central, os líquenes. Entre outras coisas as crianças poderão observar diferentes espécimes, montar um pantone de líquenes e moldar o seu próprio exemplar em plasticina.
Algumas questões abordadas nesta oficina são:
Os líquenes são plantas como os musgos?
- Como são constituidos os líquenes?
- De que precisam os líquenes para viver?
- Os líquenes crescem depressa ou devagarinho?
- O que “nos dizem” os líquenes?
- Os líquenes são todos verdes?
OUTRAS INFORMAÇÕES
O projecto Era uma vez… Eureka, embora numa fase inicial de desenvolvimento, já teve lugar em algumas ocasiões e as oficinas Os Ovos Misteriosos e o Mistério Resolvido, A Menina Gotinha de água e o conta-gotas, A Menina do Mar e o Menino da Terra, Abelhas sem comida, vida perdida e Líquenes – a história de uma bela amizade podem ser requisitadas. Saber mais aqui.
- Noite Europeia dos Investigadores 2017 – Braga
- Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga – Braga
- Colégio D. Pedro V – Braga – A Menina Gotinha de Água e o Conta-gotas – 22/3/19
- Colégio D. Pedro V – Braga – Os Ovos Misteriosos e o Mistério Resolvido – 10/4/19
- I Encontro temático da Casa das Ciências – Viana do Castelo 11 e 12/4/19
- Esc EB 2/3 de Tadim – A Menina do Mar e o Menino da Terra 25/9/20
- Colégio D. Pedro V – A Menina do Mar e o Menino da Terra 15 e 16/10/20
- XIX Encontro Nacional de Ecologia – 9 a 11/12/20 Online – “Era uma vez… Eureka! – O Mar”
- Colégio D. Pedro V – Abelhas sem comida, vida perdida – 8 e 9/6/21
- Colégio D. Pedro V – Líquenes – A história de uma bela amizade – 8 e 9/6/21









































Iniciativa Fantástica!!! Muito sucesso
GostarGostar
Muito obrigada Susana. 🙂
Esperamos tocar muitos temas e chegar a muitas crianças desta forma.
GostarGostar