Plásticos antibióticos com altas notas: o 13º PubhD UMinho em Guimarães (24 FEV 17)

pubhd13O que têm em comum o sucesso académico dos alunos universitários e um plástico capaz de nos proteger contra microrganismos que nos causam doenças? O facto de serem os próximos temas do  PubhD UMinho com o contributo das Escolas de Ciências e de Psicologia da Universidade do Minho, respectivamente.

André Costa, recém doutorado em Biologia Molecular e Ambiental, e Pedro Simão Mendes, aluno de doutoramento em Psicologia Básica encontram-se na décima terceira sessão do PubhD UMinho, marcada para as 21 horas de dia 24 de Fevereiro, sexta-feira, no Círculo de Arte e Recreio, em Guimarães.

Durante o seu doutoramento, André Costa desenvolveu um polímero (espécie de plástico) recorrendo a uma bactéria de nome estranho, Escherichia coli, mas que nos é íntima (vive nas nossas entranhas). Este composto pode proteger-nos contra outros microrganismos potencialmente patogénicos (que podem causar doenças) e ter um papel importante em relação à resistência a antibióticos. Ao utilizar este polímero em instrumentos médicos e material hospitalar espera reduzir-se o risco de infecções com origem nestes locais.

Pedro Simão Mendes apresentará o trabalho realizado durante o mestrado em Psicologia, no qual tentou perceber, numa população de alunos universitários, se a avaliação repetida dos  conhecimentos permite melhorar a sua memória a longo prazo. Com esta investigação pretende-se contribuir para uma melhoria nos métodos de avaliação dos alunos e das estratégias de preparação para os exames por parte destes.

O PubhD (pub de bar e PhD de doutoramento) é um movimento de divulgação da ciência que surgiu em Nottingham (2014) e se realiza agora em vinte cidades europeias. Em 2016, por iniciativa do STOL – Science Through Our Lives, o PubhD começou a realizar-se, alternadamente, nas cidades de Braga e Guimarães. A entrada é livre.

 

24 de Fevereiro, 21h00-22h30 – PubhD UMinho #13
Círculo de Arte e Recreio (C.A.R.), Guimarães

André Costa – Biologia (Centro de Biologia Molecular e Ambiental, UMinho)
Chega de antibióticos! Chegou o plástico do futuro.

Pedro Simão Mendes – Psicologia (Centro de Investigação em Psicologia, UMinho)
Como tirar altas notas na Universidade.

botao-stolscience

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s