Flyer


Inscrição Fotografias Vídeos Eventos Participantes PubhD nos média button_parceiros

ÂMBITO E OBJECTIVO

Fotografia por Chisoka Simões (1).JPG

PubhD, jogo entre as “palavras” Pub e PhD (doutoramento em inglês), é uma actividade de comunicação de Ciência lançada em Nottingham, Reino Unido, em Janeiro de 2014. Consiste em encontros em bares onde estudantes de doutoramento (e também de mestrado) são desafiados a explicar a sua tese ao público presente, num ambiente descontraído e informal, usando linguagem e profundidade adequadas. Hoje em dia existem já vinte e três cidades a realizar o PubhD (ver mapa), entre as quais treze no Reino Unido e sete em Portugal (em constante expansão). O STOL – Science Through Our Lives integrou a rede internacional de organizadores PubhD em Janeiro de 2016, lançando a segunda iniciativa em Portugal.

FORMATO

As sessões têm lugar mensalmente, às 21.15h ora na cidade de Braga, ora na de Guimarães e as apresentações aborrecidas “ficam à porta”.

Em cada sessão dois ou três investigadores, de áreas muito diversas, explicam o seu trabalho usando uma linguagem simples e acessível a qualquer leigo no assunto. Os oradores podem recorrer apenas a um quadro branco com marcadores e a materiais/ modelos que considerem pertinentes e que tenham trazido consigo. Cada participante dispõe de exactamente dez minutos para a apresentação, seguindo-se outros vinte para responder às questões colocadas pelo público (um formato perfeitamente invertido ao de uma paresentação num encontro científico). O projecto desperta constantemente o interesse dos media. Veja os recortes de notícias aqui.

PARTICIPAÇÃO

Ver Ana Rita Carneiro no 12° PubhD UMinho

São elegíveis a participar nesta iniciativa estudantes de mestrado e e doutoramento a desenvolver trabalho de investigação, bem como Mestres e Doutores que tenham completado o grau há menos de um ano.

O STOL já contou com a participação de vários investigadores. Se está a fazer investigação inscreva-se e traga os seus amigos. Preencha o nosso formulário aqui.

MASCOTE

PubhD UMinhoFotografia por Sara Martins.JPG

GeniUM, a mascote PubhD UMinho que marca presença em todas as sessões, representa um cientista comum de jeans, ténis e com o tubo de ensaio da mão, o ícone da investigação científica. Além disso tem UM (Universidade do Minho) bordado no bolso da bata e um Galo de Barcelos nas costas.

Publicações
Associação Portuguesa para a Cultura e Ed. Permanente (Lisboa, Abril 2016)
Congresso ScicomPT (Lisboa, Maio 2016) – Daniel Ribeiro / Sérgio Pereira.
Encontro Regional de Cultura e Educação Permanente (Lagoa, Abril 2017)
Congresso Literacia Media e Cidadania (Porto, Maio 2017)
 

Anúncios