No último PubhD UMinho da temporada os cientistas falam de Comunicação e Educação

 

PubhD UMinho #29
#29 JUL 18

Vai decorrer no próximo dia 19 de Julho pelas 21h15, a última sessão PubhD UMinho antes do interregno no mês de Agosto. Para fechar a ronda de 11 encontros com cientistas no bar realizados nesta temporada, estarão em destaque dois investigadores da Universidade do Minho nas áreas da Comunicação e Educação.

Francisco Conrado é aluno de Doutoramento em Comunicação no CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da UMinho. A sua investigação prende-se com a influência mútua entre meios de comunicação e redes sociais no sentido de perceber se há um sector mais influente do que outro. Será que os jornais e as televisões influenciam o que se partilha nas redes sociais? Ou pelo contrário, são as redes sociais que têm maior peso nos temas discutidos nos meios de comunicação social? Vamos saber!

Já Teresa Lopes é estudante de Doutoramento em Ciências da Educação no CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança, também da Universidade do Minho. A investigadora está focada em perceber os motivos por detrás do insucesso escolar associado ao exame de nacional de Biologia e Geologia realizado por alunos do 11º ano. O estudo, que envolve a participação de alunos e professores, permitirá identificar os factores que levam ao insucesso, e também propor medidas que promovam melhores classificações.

O PubhD (pub=bar e PhD=doutoramento) é um movimento de divulgação da ciência que surgiu no Reino Unido (2014) e se realiza agora em 25 cidades europeias. O PubhD UMinho é organizado pelo STOL – Science Through Our Lives, desde Janeiro de 2016, em Braga e Guimarães e desde a sua génese participaram já mais de 60 investigadores em variadíssimas áreas.

A adesão do público e o feedback positivo dos investigadores têm sido os principais motivos pelos quais o PubhD UMinho continua a levar a ciência aos cidadãos, de um modo informal, no ambiente de um bar. A organização promete voltar em Setembro (4ª temporada) para mais um ano de Ciência de copo na mão.

 

Francisco Conrado – Comunicação (CECS, Universidade do Minho)
Redes sociais vs média: quem influencia quem?

Teresa Lopes – Ciências da Educação (CIEC, Universidade do Minho)
O insucesso nos exames nacionais de Biologia e Geologia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.