No próximo dia 22 as protagonistas da 25ª edição do PubhD UMinho serão duas investigadoras em Ciências da Comunicação e em Biologia. É mais um encontro informal a ter lugar no bar Barhaus, e onde os presentes podem conhecer um pouco mais da ciência que se faz.Alene Lins é aluna de Doutoramento em Ciências da Comunicação no CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, do Instituto de Ciências Sociais da UMinho. O seu objecto de estudo é o fotojornalismo em poses espontâneas que geram reacções negativas ou que rebaixam propositadamente a imagem do retratado. Alene pretende comprovar a existência de uma actuação pouco ética em certos processos editoriais das redacções, na escolha de fotos que nem sempre expressam a verdade.
Joana Pereira é aluna de Doutoramento em Biologia Molecular e Ambiental no CBMA – Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Escola de Ciências da UMinho. Esta bióloga está a estudar os fungos (um grupo de microrganismos) que podem causar algumas doenças, em especial quando o sistema imunitário do paciente se encontra enfraquecido. O seu principal objetivo é desenvolver uma alternativa segura e eficaz aos antifúngicos que existem atualmente no mercado.
O PubhD (pub=bar e PhD=doutoramento) é um movimento de divulgação da ciência que surgiu no Reino Unido (2014) e se realiza agora em 25 cidades europeias. O PubhD UMinho é organizado pelo STOL – Science Through Our Lives, desde janeiro de 2016, em Braga e Guimarães e por ele já passaram 55 investigados em outros tantos tópicos diferentes.
Alene Lins – Ciências da Comunicação (CECS, Universidade do Minho) Políticos em poses estranhas: ética na publicação de fotografias
Joana Pereira – Biologia Molecular (CBMA, Universidade do Minho) Tratamento contra fungos: são precisos melhores medicamentos