Cientistas trazem alienados e rochas ao bar (NOV 17)

PubhD 21

Como eram tratados os doentes mentais no séc. XIX? E como se pode ler a história do planeta Terra? Duas cientistas abordarão a vertente histórica da enfermagem na saúde mental e a promoção do geoturismo na conservação dos desenhos e objectos no Brasil. O projecto PubhD UMinho volta ao bar para a sua 21ª sessão.


Analisa Candeias, aluna de doutoramento na Universidade Católica Portuguesa, dedica a sua vida profissional aos alienados, isto é, aos doentes mentais – assim designados até ao início do séc. XX. As pessoas com doença mental vagueavam pelas ruas como mendigos e pedintes até à inauguração do Hospital de Alienados do Conde de Ferreira. O objectivo da investigadora é compreender como eram os tratamentos feitos pelos enfermeiros de então e contribuir para o melhoramento das intervenções psicoterapêuticas que os enfermeiros estabelecem actualmente com a pessoa com doença mental.

Por outro lado, Rachel Prochoroff também aluna de doutoramento na Universidade do Minho está a analisar as formações geológicas na Serra da Capivara (Brasil). A idade avançada das rochas, o seu estado de conservação e os artefactos (desenhos e objectos deixados por quem lá viveu há milhares de anos) permitem reconstruir a história daquele local. E com ela pode promover-se o geoturismo associado ao desenvolvimento sustentável da região.

O PubhD (pub=bar e PhD=doutoramento) é um movimento de divulgação da ciência que surgiu no Reino Unido (2014) e se realiza agora em 22 cidades europeias. O PubhD UMinho é organizado pelo STOL – Science Through Our Lives, desde Janeiro de 2016, em Braga e Guimarães.

PubhD UMinho #21 – 23 Nov às 21h15 no Barhaus, Braga
Analisa Candeias – Enfermagem (ICS, Universidade Católica Portuguesa)
De alienado vagueante a doente mental internado
Rachel Prochoroff – Geologia (ECUM, Universidade do Minho)
A história que se esconde nas rochas do Brasil.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s