Investigadores regressam aos copos – está de volta o PubhD UMinho

Flyer-19Recomeça em Setembro a iniciativa PubhD UMinho, um projecto que tem como objectivo levar a ciência a todos, nos bares das cidades de Braga e de Guimarães. Desta vez, André Chaves e Daniel Ribeiro juntam-se à lista de cientistas que pretendem explicar, de modo informal, em que consiste o seu trabalho de investigação. Este mês o projecto estreia-se no Barhaus, em Braga.

André Chaves é aluno de doutoramento em Física na Universidade do Minho e está actualmente a investigar as propriedades ópticas do grafeno, uma das formas cristalinas do carbono (outras são por exemplo a grafite e o diamante). O grafeno é o material mais forte, mais leve e mais fino que se conhece – tem a espessura de um átomo apenas, ou de outra forma, a sua espessura é 3 milhões de vezes menor do que um milímetro. Este trabalho poderá trazer novos conhecimentos sobre a manipulação da radiação electromagnética usada em televisão, fibra óptica, telemóveis, raios-X, e tantas outras coisas, como nos contará o André Chaves.

Daniel Ribeiro é mestre em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova de Lisboa e irá apresentar-nos o trabalho desenvolvido no âmbito do seu estágio final que decorreu no Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães. Os visitantes dos Centro em questão e outros museus de Ciência lêem toda a informação disponível no espaço expositivo? A sinalética nestes espaços está adequada ao público visitante? Esta literatura passa informação pertinente ou pode ser melhorada? Foram estas e tantas outras perguntas que Daniel Ribeiro tentou  responder  durante o seu trabalho. E vamos ouvir o que tem para nos dizer.

O PubhD (pub=bar e PhD=doutoramento) é um movimento de divulgação da ciência que surgiu em Nottingham, Reino Unido (2014) e se realiza agora em 22 cidades europeias. O PubhD UMinho é organizado pelo STOL – Science Through Our Lives, desde Janeiro de 2016, nas cidades de Braga e Guimarães. A entrada é livre.

28 de Setembro, 21h15– PubhD UMinho #19 – Barhaus, Braga

  • André Chaves – Física (CF-ECUM, UMinho)
    Grafeno: o material do futuro.
  • Daniel Ribeiro – Comunicação de Ciência (FCSH, UNL)
    Leu tudo? Tudo mesmo? A Ciência discorda.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s