Um ano a falar de Ciência de copo na mão

pubhd12

É com duas investigadoras em Direito e Ciências da Comunicação que a iniciativa PubhD UMinho celebra o seu primeiro aniversário. Há um ano que a Ciência está mais acessível e descontraída nas cidades de Braga e de Guimarães. No próximo dia 26 a sessão será especial e promete não desapontar os presentes.

Ana Rita Carneiro é investigadora na Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM) e do Núcleo de Estudos de Direito Ius Pubblicum (NEDip) e o seu trabalho debruça-se sobre a contratação pública sustentável quer a nível social, quer ambiental. Ana Rita pretende demonstrar que é possível o Estado incluir aspectos ambientais nos seus contractos (tal como exigir que o papel seja reciclado) e/ou considerações sociais (por exemplo dar preferência a empresas cuja equipa seja constituída por 50% de mulheres) . O seu grande objectivo é mostrar que, para além das verbas despendidas, se pode olhar para o futuro  tendo em conta o meio ambiente e as condições sociais.

Por sua vez, Inês Beatriz Coelho é investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho e pretende discutir os direitos de autor de obras com autoria conjunta, como é o caso do cinema e das séries de televisão. Ao contrário da pintura e da escultura, as indústrias do cinema e dos videojogos necessitam de uma vasta equipa de produção. No entanto, o autor destas obras é diferente aos olhos: da lei, da própria indústria e da sociedade em geral. A famosa série Guerra dos Tronos foi um dos seus modelos de estudo. Com ele Inês chegou à conclusão que o sistema actual tem prejudicado a exploração económica das obras, assim como o crescimento artístico e cultural das indústrias.

O PubhD (pub de bar e PhD de doutoramento) é um movimento de divulgação da ciência que surgiu em Nottingham (2014) e chegou a Portugal em 2015 (Lisboa). Em Janeiro de 2016, por iniciativa do STOL – Science Through Our Lives do Departamento de Biologia da Universidade do Minho, o PubhD começou a realizar-se, alternadamente, nas cidades de Braga e de Guimarães. A entrada é livre.

Programa:
21h00-22h30 – PubhD UMinho #12 – Especial de 1º aniversário
Sé La Vie, Braga

Ana Rita Carneiro – Direito Administrativo (NEDAL, UMinho)
“E se os trolhas fizessem reciclagem?”

Inês Coelho – Ciências da Comunicação (CECS, UMinho)
“Quem é o autor de Game of Thrones?”

2 pensamentos sobre “Um ano a falar de Ciência de copo na mão

  1. Que pena que esta comunicação da FCT só transmitiu informação no mesmo dia que o evento ocorreu. Minha tese de doutoramento em elaboração trata do modelo de regulação internacional das compras públicas e faz uma abordagem sobre como esses outros objetivos ambientais e sociais são abordados no âmbito o Acordo da OMC (GPA) e demais acordos preferenciais e bilaterais (PTA’s). Teria ido com toda certeza se soubesse antes.
    Enfim, fica para uma próxima oportunidade. Quem sabe, aqui na UC.

    Gostar

    • Temos de facto muita pena que não tenha sido informado a tempo. Com certeza iria enriquecer muito a conversa. Sugiro no entanto que siga as nossas redes sociais para ficar informado atempadamente para o caso de nos querer visitar.

      Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.